segunda-feira, 11 de julho de 2011

Assessores da Pastoral Universitária do Regional Nordeste 3 se encontram em Feira de Santana


PUFeiradeSantana1Aconteceu em Feira de Santana (BA) o 1º encontro de assessores da Pastoral Universitária do Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe), com representantes também das Pastorais da dioceses de São Bernardo do Campo (SP) e de João Pessoa (PB). O encontro iniciou com a integração dos 26 participantes provenientes de Juazeiro, Feira de Santana, Paripiranga, Itabuna, Amélia Rodrigues e Salvador.
O objetivo do encontro, segundo os organizadores do mesmo, foi reunir os assessores, que durante a Caravana da Pastoral, que aconteceu no dia 27 de março a 3 de abril, conheceram mais de perto o momento novo de rearticulação do Setor Universidades e se interessaram em iniciar a Pastoral nas suas dioceses, “para juntos desenvolver o perfil do assessor e as características da nossa ação evangelizadora nas Instituições de Ensino Superior”, disse a assessora do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Maria Eugênia Lloris Aguado.
Durante o encontro foram abordadas as diferentes dimensões que a Pastoral Universitária precisa abranger. Foi também apresentado caminhos de comunhão na construção de uma rede de contatos entre os participantes.
PUFeiradeSantana2A programação do encontro contou com a palestra “Conhece-te a ti mesmo! A busca interior como caminho espiritual”, ministrada pela assessora da CNBB. A irmã Maria Eugenia Lloris, se serviu da experiência do profeta Elias como paradigma para questionar o sentido das escolhas, da presença da Pastoral na Universidade e da vivência da missão como profissionais.
O doutor em Filosofia, Luciano Santos, também palestrou. Ele ajudou na compreensão, através do percurso da sua reflexão por poetas e artistas do modernismo brasileiro, a posição destes autores frente ao modernismo, levantando as perguntas frenquetes levantadas pelos meios acadêmicos.
Houve ainda uma videoconferência, feita pela professora da Universidade UNISALE, de Porto Alegre (RS), Henri Fuchs, que falou sobre: “Espiritualidade na Universidade”, e destacou a possibilidade de utilizar os novos meios de comunicação para possibilitar a reflexão e intercâmbio. E Cesar Ribeiro, professor e assessor do Setor Pastoral, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná apresentou o “Perfil das Instituições de Ensino Superior e da juventude universitária e do assessor”.
Segundo a participante do encontro, Maisa Carla, da cidade de Juazeiro, “o ponto chave do encontro foi o despertar da necessidade de conhecimento, para os grupos em articulação e os já articulados. Precisamos associar a experiência de fé com um conhecimento mais profundo e elaborado”.
Fonte: cnbb.org.br

Nenhum comentário: