quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pastoral na Bahia prepara jovens para o Congresso Baiano da Pastoral Universitária



fonte: cnbb
E-mailImprimirPDF
O bispo de Barreiras (BA), dom Josafá Menezes da Silva, vem atuando muito na Pastoral Universitária. Ele enviou dois jovens para o Encontro Diocesano de Universitários Católicos, em Vitória da Conquista (BA), nos dias 09 e 10 de abril deste ano. Nomeou ainda o diácono Jocleilson, coordenador diocesano, e formou uma comissão juntamente com a Pastoral da Educação e da Juventude para estudarem os documentos publicados pelo Setor Universidade, da CNBB.
Na abertura do encontro de domingo, 25, em Barreiras (BA), dom Josafá fez um relato deste percurso e motivou os participantes a darem mais um passo com a presença do assessor diocesano da PU de Salvador. O tema escolhido pelo grupo em reuniões anteriores foi "Fé e Razão".
Dom Josafá surpreendeu-se com o interesse e entusiasmo com que o assunto foi debatido pelo grupo, apresentando sua atualidade no ambiente acadêmico. Na parte da tarde discutiu-se os próximos passos a serem dados. Um evento de lançamento da Pastoral Universitária convidando representantes das faculdades, professores, funcionários e estudantes será preparado.
Dia 8 de outubro acontecerá uma reunião para preparar os que serão enviados para o Congresso Baiano, em novembro, e continuar a reflexão sobre como organizar a PU na diocese. Durante o encontro estiveram presentes 15 pessoas, entre elas a coordenadora da Pastoral da Educação diocesana), irmã Eninéia e a assessora da Pastoral da Juventude diocesana, irmã Érica, além de estudantes e professores universitários. O encontro terminou com a bênção de dom Josafá.

Setor Universidades participa do Encontro das Congregações que trabalham com a Juventude



E-mailImprimirPDF
Encontro_da_CRB"Reuniram-se em Hidrolandia (GO), de 15 a 18 de setembro, religiosos de todo o Brasil para o Encontro Anual das Congregações que trabalham com a Juventude, encontro este promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).
Em meio aos temas abordados, os religiosos convidaram representantes do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para apresentar e divulgar como anda a ação evangelizadora nos ambientes acadêmicos de todo o país.
Representado pelos colaboradores Cesar Leandro Ribeiro, Leonardo Cortes Cavalcante (ambos do Setor Universidades) e Eunice, da Paróquia Universitária São João Evangelista da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, foram apresentadas a configuração do ambiente universitário brasileiro e a atuação do Setor Universidades neste meio.
Valorizando a atuação e necessidade dos religiosos na ação evangelizadora do meio universitário, foi apresentada a necessidade da participação mais efetiva e eficaz das congregações que trabalham com juventudes neste campo de missão.
Segundo frei Rubens Nunes da Mota, encarregado na CRB das Juventudes e daqueles que trabalham com juventude, a assessoria do Setor Universitária ajudou no conhecimento da “complexa” realidade juvenil que se encontra no mundo universitário, “bem como provocou a Vida Religiosa presente a pensar sobre esta realidade. Segundo, que a presença e provocações do Setor instigaram a vida religiosa para se aproximar das Juventudes que estão nesta realidade tão desafiadora que é o mundo universitário”, disse.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CALOURADA CRISTÃ-SETOR UNIVERSIDADES ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA


VENHA PARTICIPAR E TRAGA UM 1Hg DE ALIMENTO OU BRINQUEDOS QUE SERÃO DOADOS 

NOS AJUDE A DIVULGAR

ENCONTRO MÊS DA BÍBLIA





Jovens de Santa Catarina abrem espaço virtual para estudar o Catecismo Jovem


Recentemente foi lançado um livro, chamado de YouCat, abreviação das palavras Youth (Jovem) e Cathecism (Catecismo), na língua portuguesa, o Catecismo Jovem. Trata-se de uma edição do Catecismo da Igreja Católica voltado aos jovens, com uma linguagem apropriada, muitas imagens e textos complementares.
No formato é muito parecido com o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, que se dá em perguntas e respostas. Na estrutura e divisão de assuntos segue a divisão do próprio Catecismo: Em que cremos; Como celebramos os mistérios cristãos; A vida em Cristo; Como devemos orar.
Na mochila de todos os participantes da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em agosto deste ano, todos os jovens receberam como presente do próprio papa, um Catecismo Jovem. E no prefácio, Bento XVI fez um convite especial: “Formai grupos de estudo nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet. Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé”.
Atendendo a este pedido, cinco seminaristas da arquidiocese de Florianópolis (SC), estudantes de Filosofia em Brusque, resolveram criar espaços para a partilha e estudo do YouCat, abrindo assim um espaço virtual para o diálogo sobre a fé.
Inicialmente foi criado um twitter (@CatecismoJovem), rede social que está em destaque atualmente entre a juventude. Muitos seguem, twittam, mencionam muitas coisas durante o dia, e com este twitter abriu-se um espaço concreto para o jovem conhecer o que a sua Igreja tem a dizer, de uma forma jovem. Também foi criado um facebook (www.facebook.com/catecismojovem), que traz diariamente imagens, textos e frases do YouCat.
Posteriormente foi criado um blog (www.catecismojovem.blogspot.com), que é atualizado diariamente com assuntos e material retirado do próprio YouCat. Em uma linguagem acessível, leve e curta, o jovem pode ler a opinião da Igreja sobre determinados assuntos.
Os resultados foram rápidos, sendo quem em menos de três meses o twitter já tem mais de 1700 seguidores, 1200 amigos no facebook e mais de 10 mil visitas no blog. Porém, para os seminaristas, os números não é o dado mais importante. “O que mais nos faz felizes é ver a quantidade de jovens interagindo, perguntando e assim conhecendo melhor a sua fé” afirmou Paulo Chaves, seminarista e membro da equipe.
Além disso, em setembro deste ano, o Catecismo Jovem foi tema do Programa Revolução Jesus, na Canção Nova, sendo citados o twitter e blog como grande fonte de difusão do YouCat. “Para nós foi muito gratificante ver a repercussão que teve uma ideia simples como esta que tivemos, respondendo ao pedido do Papa. As redes sociais podem ser nossas aliadas na evangelização”, afirmou Diogo Cesar, membro da equipe.
Esta experiência reforça a importância da nova evangelização, da aproximação pedida pelo Papa, dos jovens em seu próprio espaço, tendo sempre em vista a evangelização e o anúncio de Jesus Cristo, que deverá transformar a vida de cada jovem.

fonte: cnbb

Catecismo Jovem: #Jogos

Catecismo Jovem: #Jogos: As apostas e os jogos de sorte são imorais e perigosos quando o jogador prejudica seu sustento. Pior ainda é quando ele põe em risco os fund...

domingo, 18 de setembro de 2011

Pastoral Universitária da Arquidiocese de Feira de Santana: MÊS DA BÍBLIA

Pastoral Universitária da Arquidiocese de Feira de Santana: MÊS DA BÍBLIA: OLÁ ESTAMOS PARTICIPANDO DOS ENCONTROS DO MÊS DA BÍBLIA. ESTÁ SENDO REALIZADOS NAS CASAS DOS MEMBROS DA PU E PJ A PRÓXIMA CASA SERÁ A DE ...

MÊS DA BÍBLIA

OLÁ

ESTAMOS PARTICIPANDO DOS ENCONTROS DO MÊS DA BÍBLIA.
ESTÁ SENDO REALIZADOS NAS CASAS DOS MEMBROS DA PU E  PJ 
A PRÓXIMA CASA SERÁ A DE GÊNESIS ( 20/09, ÀS 19 HORAS)
SÁBADO O ENCONTRO SERÁ NA CASA DE JEOVANI, ÀS 16 HORAS, DEPOIS FICAREMOS PARA O NOVENÁRIO.   

EM BREVE TEREMOS MAIS NOVIDADES

AGUARDE

FESTAS COMUNIDADES


COMUNIDADE DA VOLTA

PERÍODO: 29/09 A 02/10/2011 (19 HORAS)
TRÍDUO EM LOUVOR A SÃO FRANCISCO
TEMA: "REAVIVA O DOM DE DEUS QUE HÁ TEM TI"

A PU SERÁ HOMENAGEADA NO DIA 30/09.

ENCERRAMENTO: 02/10/2011
PROCISSÃO: 16 HORAS
MISSA17 HORAS




COMUNIDADES BÂNGALA, BOLANDEIRA E CANTO VERDE
CAPELA NOSSA SENHORA APARECIDA
PERÍODO: 09/10 A 12/10 ( 19 HORAS) 
TEMA; " COM A SENHORA APARECIDA, REAVIVAMOS O DOM DE DEUS QUE HÁ EM NÓS".
IGREJA, VIDA E MISSÃO 

A PU SERÁ HOMENAGEADA 11/10

ENCERRAMENTO: 12/10
PROCISSÃO: 15 HORAS
SANTA MISSA: 16 HORAS

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DEBATE: FUNDAMENTALISMO BÍBLICO

SERÁ REALIZADO UM DEBATE SOBRE: FUNDAMENTALISMO BÍBLICO, DIA 24/09, NA PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO, A TARDE.

EM BREVE TEREMOS MAIS INFORMAÇÃO SOBRE O LOCAL E O HORÁRIO,

PARTICIPE

Pastoral Universitária da Arquidiocese de Feira de Santana: JORNADA FILOSÓFICO-TEOLÓGICA

Pastoral Universitária da Arquidiocese de Feira de Santana: JORNADA FILOSÓFICO-TEOLÓGICA: De 19 a 21 de outubro de 2011 Dia 19: 20:00 hs: Retropesctiva das jornadas, introdução – Abertura Oficial : D. Itamar Vian – int...

JORNADA FILOSÓFICO-TEOLÓGICA


De 19 a 21 de outubro de 2011

    Dia 19:
 20:00 hs: Retropesctiva das  jornadas, introdução –
Abertura Oficial :  D. Itamar Vian – introdução  geral do tema
Programação da Jornada-
22:00 hs: Show de Balé Clássico
      Dia 20
8:hs-  Oração Inicial
8:30hs- Abertura dos trabalhos-
Apresentar o professor palestrante  -
9:0hs- Dr. Edson Dalmonte- UFBA    - HOMO ZAPPIENS- Os Novos Meios de Comunicação: desafios, mutações e implicações Éticas.
Anunciar o tempo de lanche e falar que logo em seguida terá plenária;
10:15 hs- Lanche
Organizar as perguntas e como vai ser divido a plenária -
10:30 hs Plenária
Anuncio do almoço e da programação da tarde, direcionar para as oficinas -
12:00 hs Almoço
14:00 hs- GTs – FAFS
Passar nas salas para lembrar do horário do lanche e alertar que depois do lanche retorna para os GTs.
16:00 hs- Lanche
16:30 hs Retorno aos GTs
17:30 hs- Encerramento dos GTs
Ir às salas dez minutos antes para passar a programação da noite
20:00 hs - Noite Cultural : Humor (Bosco de Paulo Afonso) e música (Pe. João Eudes).
      Dia 21
7:30hs Missa – Seminário Santana Mestra – Pe Pedro Morais Brito Júnior
Organizar a socialização dos GTs -
8:20hs- Socialização dos GTs
Condução da mesa redonda – Prof.Elói Barreto
9:hs Mesa redonda
Anúncio do lanche –
10:30 – Lanche
Elói Barreto
11:hs- Plenária
Apresentar padre Arnaldo -
12: hs Síntese da Jornada
12:20hs Considerações finais –
12: 30hs- Almoço

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

EM BREVE CALOURADA DA PU E GOU

ESPERE

O masculino e o feminino na pessoa humana


"Mulher e Homem: imagens de Deus". Essa é a vocação dada por Deus Criador para toda a humanidade como forma de ser e existir do homem e da mulher, juntos e separadamente. Vocação que vai além da perpetuação da espécie humana, rica nas diferenças entre o relacionamento com a criação.
Somente na eternidade compreenderemos o sentido maior do masculino e do feminino na manifestação de Deus que, ao criar todos os seres vivos, os fez numa natureza masculina e feminina. Neste sentido, o masculino e o feminino nada mais são do que a expressão encarnada do intimo de Deus. Os místicos dizem que Deus é, ao mesmo tempo, Pai e Mãe. Ele é a origem primeira e a razão última da criação e das criaturas.
Homem e mulher são chamados a serem imagens de Deus, isto é, comunhão de relações e de existências humanas. Somente no céu chegaremos à maturidade completa do viver e do existir como homens e mulheres transfigurados em Cristo tendo na ressurreição de Cristo e na assunção de Maria os modelos de nosso futuro.
Os Evangelhos e a Igreja ensinam que Cristo ressuscitou e ascendeu ao eterno, para a casa do Pai, com sua individualidade completa: corpo-espírito, humanidade e divindade. Por sua vez Maria, como Mãe de Jesus, em virtude da redenção de seu Filho Jesus e por obra do Espírito Santo, foi assunta ao céu em sua individualidade completa: corpo-alma, alma-corpo. Esses são dogmas da Igreja católica.
O dogma da ressurreição é a essência e a grande novidade do cristianismo. Portanto, não é somente com nossa alma ou espírito que iremos para o céu, mas com nossa individualidade completa de homens e de mulheres, com nosso corpo-alma, alma-corpo transfigurados em Cristo que haveremos de ressuscitar e de existir por toda a eternidade junto do Pai, de Maria e de todos os santos e santas de Deus. Esta é nossa fé e nossa esperança cristã. “Se Cristo não ressuscitou é vã nossa fé. Mas Ele ressuscitou e com Ele todos os que Nele vivemos e Nele esperamos, com Ele viveremos para sempre na casa do Pai” (1Cor 15,14s).
A expressão evangélica de que após a morte "seremos semelhantes aos anjos" (Mc 12,25; Mt 22,30; Lc 20,36) em absoluto nega a identidade da existência do feminino e do masculino na eternidade.
O que precisamos é nos precaver contra o dualismo, alma separada do corpo, ou pior, de um modo de pensar maniqueísta que distorceu em muito a compreensão da grandeza do ser humano em sua dignidade como realidade existencial corpórea, psíquica, afetiva, sexual e espiritual inseparável, que tanto Cristo dignificou e santificou com sua encarnação, vida, paixão, morte e ressurreição.
No sentido antropológico cristão, sexo não é algo que temos, mas que somos no todo de nosso ser. Somos homens e mulheres na essência de nossas vidas, na unidade corpo-espirito, desde as células, órgãos, neurônios, etc. Somos seres espirituais encarnados. Na eternidade terminará o existir na genitalidade como agora, mas jamais terminarão o sexo e a sexualidade que definem o “eu interior e pessoal” do homem e da mulher. É próprio de Deus não destruir a essência de suas criaturas, mas de elevá-las à sua imagem perfeita pela encarnação, vida e ressurreição de Cristo.
Os Evangelhos, como a doutrina da Igreja católica, nos ensinam que em nosso futuro, a eternidade com Deus, não é só para nossa alma, mas para nossa realidade humano-divina completa, de homens e mulheres transfigurados em virtude dos méritos da redenção de Cristo.
Por Padre Evaristo