quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O que é a Pastoral Universitária (PU)?

  • A Pastoral Universitária é um espaço formado por universitários que buscam compartilhar a Fé e refletir, à luz do evangelho, a sua vida.
  • Cabe à Pastoral Universitária participar na transformação da universidade de ambiente aparentemente neutro, em ambiente ético; de instrumento de poder em instrumento do Reino de Deus, que é reino de justiça e amor. (Estudos da CNBB, 56).
    A Pastoral Universitária tem suas origens na Juventude Universitária Católica (JUC), extinta em torno do ano de 1967. De lá para cá, entre encontros nacionais e a articulação entre os movimentos como o Cristãos Universitários (MCU) e o Movimento Comunhão e Libertação (CL), a Pastoral Universitária foi buscando sua identidade.

    OBJETIVOS

    Dentro da melhor tradição do Movimento da Ação Católica e, mais especificamente, da Juventude Universitária Católica, a PU busca oferecer aos universitários que respondem ao chamado para serem Igreja um espaço de FORMAÇÃO NA AÇÃO, numa perspectiva de educação permanente na fé. O objetivo principal da PU é ser uma presença eclesial dialogante com o mundo acadêmico.
    Para tanto, torna-se imprescindível a preparação dos universitários, procurando oferecer espaços e instrumentos para a formação humana e acadêmica, complementar à formação técnica que os estudantes recebem em seus cursos. Os universitários cristãos recebem assim capacitação, não só para terem uma intervenção de qualidade em seu meio específico, mas também para, como profissionais, exercerem seu papel na sociedade, a exemplo de Jesus Cristo.

    IGREJA E UNIVERSIDADE

    A universidade abastece hoje todas as instâncias decisórias da sociedade com informações e pessoas, seja no campo político, econômico e educacional. Assim, a universidade ganha importância à medida que produz uma elite que tende a controlar os destinos da sociedade.
    Dela se esperam, também, alternativas tecnológicas para um desenvolvimento econômico que não seja excludente. Daí a necessidade de uma ação pastoral que evangelize a universidade como estrutura de produção e difusão do saber científico e ambiente próprio das pessoas ligadas a essas atividades.
    Essa necessidade se torna ainda maior quando se percebe, ainda presente, uma tendência à separação entre ciência e fé.Evangelizar o mundo da universidade, nesse aspecto, significa buscar a superação dessa tendência, anunciando e testemunhando que ciência e fé podem e devem se relacionar através de uma mútua complementação.

    Ir. Sérgio Rogério A. Junqueira
    Assessor do Ensino Religioso
    Pastoral Universitária
    ensinoreligioso@cnbb.org.br

Nenhum comentário: